Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 

CASA AGRICOLA SANTOS JORGE, S.A. , constituída em 1967, procede à exploração Agro-Pecuária e Transformação de produtos da HERDADE DOS MACHADOS, sita na Freguesia de Santo Agostinho, Concelho de Moura – Alentejo.
Nos finais do século XIX e da junção de várias parcelas adquiridas no Concelho de Moura, por um dos maiores proprietários agrícolas do Alentejo – JOSÉ MARIA DOS SANTOS -, nasceu a HERDADE DOS MACHADOS.
Totalizava 6.100 Hectares de área, dos quais um olival com 1.500 Hectares – o maior da Península Ibérica - , um figueiral com 350 Hectares, um regadio com 200 Hectares, um pomar de citrinos com 20 Hectares, uma vinha com 85 Hectares, dos quais 60 eram destinados a Uva de Mesa e 25 destinados a Uva de Vinho, uma expressiva área destinada a cereais e forragem,e.ainda uma extensa área florestal.
O seu efectivo pecuário compreendia 900 Bovinos, 400 Caprinos e 36 Equinos, onde predominavam Raças Selectas, tais como Bovinos Charoleses, Ovinos Ile-de-France e Merino Precoce e ainda Equinos de Raça Pura Lusitana.
A par destas actividades, existia um grande parque de máquinas e infra-estruturas tecnológicas, modernas e bem dimensionadas, como uma Adega de Vinho, um Lagar de Azeite, Queijaria com câmaras frigoríficas, Fábrica de Rações, Câmaras Frigorificas para conservação de frutas e uma pequena instalação de actividades complementares para a produção de compotas, frutos secos e azeitona de conserva.
De igual modo, possuía várias estruturas de apoio às máquinas, como uma Oficina mecânica totalmente apetrechada, Serralharia e Carpintaria.
No campo social, vários agregados urbanos para os trabalhadores, Posto Médico, Cantina e uma Escola Primária onde se ministrava o ensino gratuito aos filhos dos colaboradores.
No Sector Comercial, tinha 3 estabelecimentos – todos em Lisboa -, onde se vendiam produtos exclusivamente oriundos da Herdade.
Era pois, considerada até ao ano de 1974, uma Empresa ímpar com a sua integração vertical, desde a produção ao consumo, através dos referidos estabelecimentos comerciais.

HOJE…
Em resultado da Reforma Agrária Estatal, viu-se esta Empresa ,  a partir do ano de 1980, obrigada a reestruturar todo o seu potencial produtivo às reais dimensões com que ficou.
A CASA AGRICOLA SANTOS JORGE,SA, explora cerca de 1.900 Hectares, dos quais 340 Hectares de Olival, 60 Hectares de Vinha, algum Regadio (30 Hectares) e alguma área Cerealífera, Forrageira e Florestal.
Mantém, apesar de tudo, o Estatuto de Criador de Cavalos de Puro Sangue Lusitano, de Bovinos de Raça Charolesa e Alentejana.
Está inserida na ROTA DOS VINHOS DO GUADIANA, pelo que para a visitar agradecemos um prévio contacto.